Risoto do Eriba

Entre os risotos, um bem conhecido é o Risoto Alla Milanese (feito com açafrão e parmesão), que fica com uma bonita cor amarelada por conta do açafrão. Mas é possível também usar outros ingredientes (abóbora, carne-seca, queijo de coalho, presunto, frutos do mar, cogumelos, etc.). Lembrando que, dependendo do ingrediente, você deve colocá-lo: no começo (carnes, cogumelos secos), meio (presunto, legumes em geral) ou finalzinho do cozimento (camarão, abobrinha, queijos diversos). Nessa receita eu troquei o açafrão, que é um codimento muito caro, pela cúrcuma ou açafrão da terra. E no lugar do vinho branco usei a cerveja. O arroz usado é italiano (arbóreo ou o carnarolli), porque ele solta mais amido durante o cozimento e deixa uma cremosidade no prato, permitindo ainda que o arroz fique al dente.

Dicas importantes: deixe sempre no fogo alto, mexendo o risoto constantemente, e tenha sempre caldo quente pra ir adicionando à medida que a água vai evaporando.

Ingredientes:
. 1/5kg de arroz arbóreo ou carnarolli
. 1 cebola média picada
. manteiga ou azeite de oliva
. vinho branco ou cerveja (1 copo americano)
. 1 colher de sopa de açafrão ou açafrão-da-terra (cúrcuma)
. 2 tabletes de caldo de galinha (ou de legumes)
. 250g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo:

Prepare o caldo com um litro e meio de água e os tabletes. Refogue a cebola na mateiga ou azeite até dourar, e acrescente o arroz. Depois de dar uma refogada no arroz, coloque o vinho ou a cerveja e deixe evaporar sem mexer. Comece a adicionar o caldo e a mexer o risoto. Vá acrescentado caldo sempre que necessário, e mexendo para não grudar no fundo da panela. Adicione o açafrão. Quando estiver no ponto desejado (entre 15 e 20 minutos), desligue o fogo, coloque o queijo parmesão e uma colher de manteiga. Sirva na hora!

Anúncios