Chocolate Quente com Chantilly

chocolatequente1a

Nesses dias frios um bom chocolate quente cai muito bem, tem várias formas de fazê-lo, escolhi uma receita fácil e que pode ser incrementada na hora de servir com uma bola de chantilly em cima e povilhado com cacau em pó ou canela em pó.

Chantilly é somente creme de leite fresco batido (pode ser pasteurizado, só não serve o de lata ou caixinha).

Acredita-se que a receita original do Chantilly tenha origem no século XVII, quando um cozinheiro francês, François Vatel, criou uma mistura de leite batido com açúcar e aromas para impressionar o rei Luis XV, durante um banquete promovido no palácio de Chantilly.

Ingredientes do chocolate: 1/2 litro de leite integral, 5 colheres de sopa de leite condensado ou de açúcar, 5 colheres de sopa de chocolate em pó (não usar achocolatado), 1 colher de sopa de amido de milho (maisena), 1 colher de chá de canela em pó.

chocolatequente1b

Ingredientes do chantilly

Creme de leite fresco (300ml), 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher chá de essência de baunilha, 1 batedor (fouer) e uma tigela

chocolatequente1c

Modo de preparo:

1. Liquidificar todos os ingredientes do chocolate quente por 1 minuto.

chocolatequente1d

2. Levar ao fogo mexendo sempre até ganhar consistência.

chocolatequente2

3. Pra fazer o chantilly você vai colocar por uns 5 minutos o creme de leite fresco e os utensílios (batedor de clara e tigela) no congelador. Eles precisam estar bem gelados pra que o chatilly fique no ponto. coloque na tijela bem gelada o creme de leite, a baunilha e o açúcar e comece a bater até formar ondas, bata agora numa velocidade menor até ficar mais firme. Cuidado porque se passar do ponto vira manteiga. É melhor começar manualmente até aprender o ponto. Tá pronto o chantilly.

chocolatequente3

4. Sirva o chocolate em uma xícara com uma bola de chantilly por cima, se quizer polvilhe com cacau em pó ou canela.

chocolatequente4

Anúncios