Molho Pesto

O Pesto é um molho tradicional de Gênova, Itália. Tem uma cor verde e um perfume característico do principal ingrediente o “Mangericão” e vai bem em massas, lasanhas e acompanhando carnes, pães, torradas, etc. Pesto vem do verbo “pestare” em italiano significa: amassar, triturar, macerar, etc. Tradicionalmente ele é feito num almofariz (pilão pequeno de mármore ou pedra) mas se faz também no liquidificador, mixer ou processador.

Os romanos comiam um queijo com ervas chamado Moretum onde entrava o basílico (mangericão) e os genoveses pegaram a receita e adaptaram. Os ingredientes são: mangericão, alho, pinholi, azeite e um pouco de queijo ralado (pecorino, parmigiano ou grana padano).

pesto1a

Na nossa receita você pode usar: mangericão e/ou rúcula, coentro, salsinha.  O sabor muda bastante, fica mais forte. E no lugar do pinhole que é uma semente de pinheiro do Mediterrâneo cujo sabor se assemelha ao da amêndoa,  vamos colocar nozes e castanha de caju. O queijo é bom usar um bom, tipo parmesão, faz toda a diferença. O molho dura uma semana na geladeira, depois de colocar num vidro ou recipiente cobrir com um pouco de azeite porque ele oxida e escurece um pouco em cima. Pode ser congelado e na hora de usar tirar a quantidade e adicionar um pouco da água quente do macarrão antes de adicionar na massa.

Ingredientes:

Um maço grande de mangericão e a mesma quantidade de folhas de rúcula (a rúcula é opcional)

2 dentes de alho

2 a 3 colheres de sopa de nozes, pinholi ou castanha de caju

1/2 xícara de azeite de oliva

queijo parmesão ralado

Sal e pimenta do reino (1 colher de café de cada)

pesto1b

Modo de preparo:

1. Colocar no mixer, no processador ou liquidificador o alho, o sal, as nozes e castanhas, vá batendo (eu usei um pilão de pedra, almofariz).

pesto1c

2. Depois coloque o mangericão e a rúcula aos poucos até formar uma pasta, vá adicionando o azeite até ficar bem homogêneo.

pesto2

3.Por último coloque o queijo parmesão, prove o sal e tá pronto o molho. Se você usar o liquidificador talvez seja necessário colocar um pouquinho de água gelada pra conseguir bater.

pesto3

Guarde na geladeira em um vidro com azeite por cima ou congele (ver começo da receita)

pesto4

Anúncios