Bolo de Goma (Sequilhos)


Ontem eu comi uns sequilhos aqui no trabalho e me lembrei logo dos bolinhos de goma lá de Pernambuco. Num estalo lembrei de uma goma de tapioca que a Maura guardava na cozinha da produtora.  Aí não resisti e fui logo comprar o resto dos ingredientes pra no final da tarde fazer os bolinhos. No final do dia o negócio começou a cheirar e não teve uma pessoa sequer que não se rendeu à provar aquela delícia. Foi logo um tal de: Eu quero a receita, me ensina a fazer e etc. Resolvi postar a receita e voltar a movimentar meu blog.

A diferença básica entre o sequilho e o bolinho de goma é que na receita nordestina vai leite de côco, que deixa muito mais saboroso o biscoitinho.

Ingredientes:

1 kg goma de tapioca (pode usar amido de milho ou polvilho também)
2 gemas
250g de açúcar
250g de margarina ou manteiga
leite de coco (não tem uma quantidade certa, use o suficiente para que a massa adquira o ponto)

Modo de preparo:

Misture as gemas de ovo o açúcar e a margarina numa bacia. Aos poucos, acrescente a goma e o leite de coco, misturando com a mão para dar o ponto da massa. Depois que a massa estiver bem misturada, faça bolinhos ou uma tira e corte com uma tesoura de papel. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos. Ele fica branquinho e um pouquinho dourado em baixo, cuidado pra não deixar assar demais.

Obs.: leva uma colher rasa de chá de sal se a margarina ou manteiga for sem sal.

