Shimeji na Manteiga

Muito bom uma porção de Shimeji numa refeição oriental. Peço logo de cara quando vou comer em restaurante japonês.  Bom pra servir de entrada ou usar como molho de algum macarrão (espaguete ou uma massa oriental tipo:  instantâneo, Ramem, Udon ou Soba), mas minha sugestão é servir como  acompanhamento  de um peixe com gengibre e arroz branco. Essa receita é bem tradicional leva SAQUÊ que você pode substituir pelo vinho branco ou não usar nem um nem outro, mas faz diferença, como também é opcional usar o glutamato monossódico. Esse último realça o sabor e é vendido em qualquer supermercado. Tem receitas que levam cebola refogada logo no início e outras um pouco de creme de leite no finalzinho. A cebola faz a receita render já que o shimeji murcha um pouco. Essa quantidade serve 2 pessoas.

Ingredientes:

200g de Shimeji

1 cebola pequena picada (opcional)

2 colheres de sopa de manteiga

4 colheres de sopa de Saquê pra cozinhar ou vinho branco seco (opcional)

1 colher de sopa de Shoyu (molho de soja)

1 colher de café de glutamato monossódico (opcional)

cebolinha picada (à vontade)

Modo de preparo:

1. lave rapidamente o shimeji e divida os tufos, cortando uma parte da base branca inferior (lembra o formato do brócoli). se usar cebola (eu não usei mas fica bom) refogue na manteiga e depois adicione o shimeji, refogue por 3 minutos.

2. adicione o saquê ou vinho branco e refogue por 2 minutos e adicione o shoyu, refogue por mais 2 minutos.

3. adicione o glutamato mexa por um minutinho e ponha a cebolinha picada, se estiver muito seco ponha 3 colheres de água e mexa por mais 1 minutos. Tá pronto o shimeji.

Anúncios