Espaguete com Lula

Você pode substituir ou acrescentar outros frutos do mar (camarão, vôngole, etc.) A lula precisa ser cozida em 4 minutos no máximo senão fica borrachuda. É uma receita rápida, leve e ideal pro calor. Pra facilitar peça ao peixeiro pra limpar e cortar em anéis a lula.

Ingredientes (pra 2 a 3 pessoas)

500g de lulas cortadas em anéis (vai os tentáculos também em pedacinhos)

300g de macarrão tipo espaguete (use uma boa massa de grano duro, mais ou menos 100g por pessoa)

200g de tomate bem maduro (ou uma lata de tomate pelati)

meia xícara de azeite de oliva extra virgem

meio pimentão, meia cebola, um pedacinho de gengibre, uma pimenta dedo de moça, salsinha ou coentro, cebolinha, limão, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

1. Limpe e corte a lula em anéis, coloque em uma tigela e tempere com sal e pimenta do reino e reserve. Corte em pedaços os tomates (se usar o tomate enlatado basta esmagar com um garfo), pique os pimentões e a cebola. Rale o gengibre e pique bem miudinho o alho, a pimenta, a salsinha e a cebolinha, reserve tudo.

2. Leve o espaguete pra cozinhar e siga as instruções do fabricante (é mais ou menos uns 8 minutos, cuidado pra não cozinhar demais, tem que ficar ao dente). Enquanto o macarrão cozinha leve ao fogo numa frigideira o alho e a cebola pra refogar no azeite,deixe dourar e adicione o pimentão o gengibre e a pimenta. Deixe refogar bem (uns 5 minutos).

3. Adicione as lulas ao refogado e cozinhe por no máximo 4 minutos, pra não ficarem borrachudas, tire do fogo. Escorra o macarrão.

4. Misture as lulas com o espaguete, adicione a salsinha e cebolinha e regue com um pouco de azeite de oliva e umas gotas de suco de limão, sirva imediatamente.

Anúncios