Trufas e brigadeiro de paçoquinha

Nesta receita, você tem duas opções de doces: fazer o brigadeiro simples ou cobrir com chocolate (trufa).

Ingredientes:

. 1 lata de leite condensado (395g)

. 1 colher de sopa de manteiga ou margarina

. 3 paçoquinhas (mais ou menos 40g)

. 300g de chocolate meio-amargo

Modo de preparo:

1. esfarele as 3 paçoquinhas e reserve. Leve ao fogo numa panela a manteiga e o leite condensado.

2. Adicione as paçoquinhas esfareladas e mexa sem parar até dar o ponto de brigadeiro (é quando, ao passar a colher, a massa se solta das laterais e do fundo da panela. Isso leva uns 15 minutos, dependendo do fogo). Para enrolar bem o brigadeiro, é necessário que o ponto fique bem durinho. E, se possível, não use panela antiaderente – você pode ser enganado!

3. coloque em uma tigela untada com manteiga, leve à geladeira e deixe esfriar. Unte as mãos com manteiga e com uma colher retire uma porção de brigadeiro e enrole nas mãos. Reserve num prato untado (se a temperatura ambiente estiver muito quente, deixe na geladeira). Derreta o chocolate em banho-maria e, quando estiver bem derretido, tire do fogo e mexa com a espátula pra esfriar – ou coloque a penela usada dentro de uma tigela com água e gelo pra baixar a temperatura.

4. para fazer as trufas, você vai precisar passar os brigadeiros no chocolate derretido. Use um garfinho ou palito comprido e passe um por um no chocolate. Coloque-os numa fôrma ou prato e leve à geladeira para endurecer o chocolate. Para fazer o brigadeiro de paçoquinha normal, é só passar as bolinhas numa paçoquinha esfarelada.


Anúncios