Torta de Limão

Existem várias receitas de torta de limão, essa é bem fácil por conta do recheio que é feito com leite condensado, suco de limão e creme de leite no lugar do tradicional recheio com leite, gemas, limão e amido.

Ingredientes:
. 200 gramas de farinha de trigo (pode substituir 30% do trigo branco por trigo integral ou aveia)

. 100 gramas de manteiga

. 3 ovos

. 1 pitada de sal

. 1 xícara de açúcar

. 3 a 4 limões

. 1 lata de leite condensado

. 200 gramas de creme de leite (fresco ou de caixinha)

Modo de preparo:

1. Misture o trigo com o sal, uma colher de sopa de açúcar e a manteiga até virar uma farofa. Separe as claras das gemas e adicione 2 gemas na farofa e misture (vai sobrar uma gema se for pequena pode colocar na massa). Pode ser necessário adicionar umas colheradas de água gelada pra dar o ponto (uma massa bem lisa).

2. Faça uma bola com a massa, enrole num filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos 1/2 hora para descançar. Abra a massa com o auxílio de um rolo ou vá colocando pedaços na forma e com os dedos vá esticando a massa até forrar toda a forma. deixe com uns 4 mm de espessura e deixe mais ou menos um centímetro de altura nas laterais. O ideal é usar uma forma de fundo falso pra facilitar ao desenformar a torta.

3. Faça uns furos na massa com um garfo e asse em forno médio (200 graus) por uns 10 minutos. Enquanto isso rale os limões pra tirar um pouco da casca e esprema os limões (você vai usar o suco de uns 2 limões grandes ou 4 pequenos). tire do forno a massa e reserve. Não desligue o forno ainda.

4. Misture o leite condensado com o suco e a raspa do limão, e adicione o creme de leite. O suco do limão vai endurecer o creme. Coloque sobre a massa assada.

5. Bata as 3 claras em neve e adicione umas 2 colheres de sopa de açúcar enquanto bate. Coloque sobre a torta e com um garfo faça movimentos de baixo pra cima ou circulares pra formar umas ondinhas. Polvilhe mais um pouco de açúcar sobre o suspiro (1 colher rasa de sopa) e leve ao forno pra dourar o suspiro (uns 10 minutos). Pode servir quente ou deixar na geladeira e servir gelada.

Anúncios