Carne à oriental com cogumelos

Você pode fazer essa carne sem os cogumelos, fica muito bom também. O molho de ostras dá um gosto muito bom, é encontrado em empórios de comida oriental e pode ser substituído por um pouco do molho em que ficou a carne com uma colherinha de açúcar e outra de amido (maisena ou arrozina).

Ingredientes (pra 2 pessoas):

. 300g de alcatra ou cochão-mole cortados em bifes médios.

. 200g de cogumelos frescos (champignon, shitake, eryngi, etc.)

. 1/2 xícara de saquê, vinho branco ou conhaque

. 1 cebola média, cebolinha

. 5 colheres de sopa de molho de ostras (opcional)

Modo de preparo:

1. Misture o saquê com o molho de soja e coloque os bifes, deixe por no mínimo umas 2 horas (pode deixar de molho no dia anterior). Tire os bifes do molho e corte em tirinhas.

2. Corte os cogumelos em fatias, as cebolas em rodelas e a cebolinha bem fininha. Numa panela WOK ou frigideira grande com fogo bem alto adicione umas 2 colheres de óleo e salteie a carne por uns 2 minutos.

3. Adicione os cogumelos e a cebola e refogue com a carne sempre com o fogo bem alto. Quando os cogumelos e a carne ficar bem dourados adicione o molho de ostras (ou um pouco do molho que ficou a carne com um pouquinho de açúcar e maisena) e deixe encorporar bem. Tire do fogo e finalize com a cebolinha. Sirva com arroz branco ou macarrão oriental refogado.

Anúncios