Guiosa

O guiosa é aquele pastelzinho japonês, é servido como entrada ou guarnição de algum prato. Essa receita é com carne de porco, mas pode substituir por outra carne, camarão, cogumelos ou deixar só os vegetais (acrescente cenoura ralada ou dobra a quantidade de couve chinesa). Eu usei ingredientes que não são facilmente encontrados: A Nirá (cebolinha chinesa), Bok Choy (acelga Chinesa) entre outros mas você pode substituí-los (ver ingredientes).

Ingredientes: (20 unidades)

. Massa de guiosa (pode usar massa de pastel fina)

. 150g de lombo de porco moído (ou outra carne moída)

. 120g de Bok Choy (acelga chinesa), repolho ou acelga comum

. 50g de nirá ou cebolinha

. 1/4 de cebola, 1 dente de alho e um pedacinho de gengibre

. 1 colher de café de açúcar e 1 colher de chá de maisena ou trigo

. Molho de soja (shoyu), saquê ou vinho branco (opcional), vinagre branco, molho de ostras (opcional), molho de pimenta, óleo de gergelim torrado (ou outro óleo pra fritar)

Modo de preparo:

1. Pique bem fininho a acelga, a cebola, a cebolinha e rale o gengibre e o alho. Numa tigela misture a carne com 2 colheres de sopa de shoyu, 1 de saquê, 1 de chá de óleo de gergelim, gotas de pimenta, o açúcar e a maisena.

2. Adicione as verduras, a cebola, o gengibre e o alho. Misture bem, coloque um filme plástico e deixe descançar por 30 minutos.

3. Monte os guiosas colocando uma colher do recheio em cada disco de massa, passe água em volta do disco com o dedo e feche o pastelzinho fazendo pregas de um lado ou fechando feito um pacotinho. Unte uma frigideira com o óleo de gergelim e coloque os guiosas, frite por uns 2 minutos.



4. Ponha na figideira por cima dos guiosas 1 xícara de água fervendo, tampe e deixe até a água secar.

5. Prepare o molho misturando meia xícara de shoyu, 1/3 de xícara de vinagre, 3 colheres de água, 1 colher de chá de óleo de gergelim, molho de pimenta à gosto. Depois que a água secar ponha mais óleo na frigideira e dê uma virada nos guiosas pra dá uma dourada nos lados. sirva com o molho.

Anúncios