Guacamole

Comida mexicana bem conhecida. É um tipo de acompanhamento para salada ou outros pratos. Fica muito boa como recheio para tortilla, ou para ser servida com Nachos (tortilla de milho cortada em 4 e frita) de entrada. Eu usei na receita o avocato, que é uma variedade de abacate da Califórnia e tem um cor verde bem mais intensa. Em comparação ao abacate comum, ele é bem mais consistente quando está maduro.

Ingredientes:

. 4 avocatos pequenos ou 2 abacates grandes (eu usei mais porque eram bem pequenos)
. 2 tomates pequenos
. 1 cebola média
. 1 pimenta dedo-de-moça verde
. 1 limão grande
. 2 colheres de azeite de oliva (opcional)
. coentro e sal à gosto

Modo de preparo:

1. esprema o limão para extrair o suco, pique o tomate e a cebola em cubinhos e a pimenta bem miudinha. Pique também as folhas do coentro. Corte os abacates ao meio e, com uma colher, retire a polpa e ponha numa vasilha.

2. com um garfo amasse o abacate, adicione o suco de limão e misture (tem receitas em que o abacate é somente cortado em cubinhos e não amassado). Ponha o tomate, a cebola, o coentro e tempere com o sal e o azeite. Prove, para ver se está salgado o suficiente. Vá acrescentando aos pouquinhos, até atingir o sabor desejado. Enfeite com uma folhinha de coentro. Sirva logo ou coloque na geladeira até a hora de servir.

Anúncios