Patê de Tofu (2 sabores)

O Tofu é o queijo de soja inventado pelos chineses há mais de 2 mil anos. Tem o dobro de proteínas do feijão comum e quase a metade de gordura do queijo de minas. Há basicamente 3 tipos: o firme, o semi-firme ou soft, e o pastoso. Essa receita é uma pasta de tofu em que vamos acrescentar ervas ou cenoura e alho pra dar sabor ao queijo, já que o sabor dele é bem neutro. Você pode acrescentar outras coisas também como: Tahine, missô, azeitona, etc.

Ingredientes patê 1 (com cenoura e alho):

. 250 gramas de tofu soft ou pastoso (pode usar o firme também)

. 3 cenouras pequenas

. 2 dentes de alho

. 3 colheres de azeite de oliv

. sal à gosto

Ingredientes patê 2 (com ervas):

. 250 gramas de tofu soft ou pastoso (pode usar o firme também)

. Um punhado (50g) de ervas frescas diversas (salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, tomilho, etc.). Também pode ser de uma erva só. Eu usei: Nirá (cebolinha chinesa), hortelã, salsinha, tomilho e um raminho pequeno de alecrim.

. 3 colheres de azeite de oliva

. sal à gosto

Modo de preparo:

Patê 1: Descasque e cozinhe as cenouras, deixe esfriar e coloque no processador ou liquidificador com o tofu, o alho, o azeite e uma colherinha de chá de sal. Depois de processado, prove o sal e ajuste se necessário. Coloque em uma tijelinha para servir ou guarde na geladeira (dura 2 dias).

Patê 2: Pique as ervas e coloque no processador ou liquidificador: o tofu em pedaços, o azeite e uma colher de chá de sal. Depois de processado, prove o sal e ajuste se necessário. Coloque em uma tigelinha para servir ou guarde na geladeira (dura até 2 dias no refrigerador).

Anúncios