Quibe de abóbora (gerimum)

Esse quibe vegetariano pode ser feito variando o recheio, usando no lugar da ricota queijo branco, tofu ou ainda acrescentando nozes ou castanhas no refogado da cebola.

Ingredientes (pra 4 pessoas):

. 300g de trigo pra quibe

. 1/5 kg de abóbora (qualquer variedade)

. 1 cebola grande, 2 dentes de alho

. um maço pequeno de hortelã

. salsinha, coentro e cebolinha (opcional)

. 250g de ricota amassada

. pimenta síria (é a mistura de pimenta do reino, canela em pó e cravo em pó)

. azeite de oliva, sal a gosto

. 1 colher de farinha de trigo pra dar liga (opcional)

Modo de preparo:

1. Coloque o trigo pra quibe numa vasilha e cubra com água pra hidratar por 20 minutos, descasque e corte a abóbora em pedaços e cozinhe até ficar macia (pode cozinhar com a casca, é mais fácil descascar depois de cozida).

2. Pique o alho, as ervas e a metade da cebola, a outra metade corte em rodelas. Coloque numa panela o azeite, o alho e os pedaços de abóbora, refogue rapidamente.

3. Esprema o trigo para tirar o excesso de água (use as mãos ou uma peneira), coloque numa vasilha e adicione todos os outros ingredientes (cebola picada, ervas, sal, umas 2 colheres de azeite, trigo, 1 colher de chá de pimenta síria) e misture. Prepare o recheio misturando a ricota, sal e umas pitadas de pimenta síria e refogando a parte da cebola em rodelas no azeite.

4. Monte o quibe colocando a metade da mistura numa forma refratária untada com azeite, depois a cebola refogada e a ricota. Por cima ponha a outra metade da mistura de trigo e abóbora. Com uma faca risque quadrados ou losangos na superfície, regue com azeite ou coloque pedacinhos de manteiga em cima. Leve ao forno médio por uns 20 minutos ou até dourar. Sirva com uma saladinha verde.

Anúncios