Camarão ao alho e óleo

Essa receita é simplesmente camarões salteados no azeite de oliva e no alho. Fica uma delícia pra servir de aperitivo ou até mesmo acompanhar uma saladinha. Tem que tirar somente as cabeças mas o ideal é tirar uma parte da casca deixando só o rabinho e tirar as tripas também.

Ingredientes (3 a 4 pessoas):

. 600g de camarão médio ou grande

. 3 dentes de alho

. 4 colheres de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

1. Lave bem o camarão e tire as cabeças, perninhas e parte da casca (deixando só o rabinho) se possível tire as tripas também (ver foto no final da receita). Lavar novamente o camarão, colocar numa tigela e temperar com uma colher de sopa rasa de sal e pimenta do reino a gosto. Descascar o alho e cortar em fatias finas.

2. Levar o alho fatiado pra fritar no azeite (não deixer queimar senão fica amargo) e quando estiver dourando coloque os camarões e frite (fogo bem alto) até eles ficarem bem rosados (não mais que 3 ou 4 minutos pra eles não ficarem borrachudos). Sirva em seguida e se quizer acrescente uma erva picada (salsinha, coentro ou tomilho)

Dica: Pra tirar as tripas do camarão você puxa as cabeças e tira um pouco da casca puxando-as pela lateral. Dá um corte com uma faca no dorso do bicho e puxa com a pontinha da faca o fiozinho preto.

Anúncios