Sopa de abóbora com alho poró

Fácil e saborosa, nesse friozinho melhor ainda. Você pode usar qualquer tipo de abóbora (gerimum lá no nordeste). E pra acompanhar: pão italiano, francês, baguete ou croutons (cubinhos de pão fritos no azeite e alho até dourar). O creme de leite é opcional ou se quizer acrescente no lugar dele umas colheres de requeijão ou um bom queijo parmesão ralado. A sopa também pode ser feita sem o alho poró (aí você acrescenta o azeite no final).

Ingredientes (3 porções):

. 600 gr de abóbora

. 1 pedacinho de gengibre

. Um alho poró

. Azeite de oliva (2 colheres), 1 tablete de caldo de legumes

. 200ml de creme de leite (opcional)

. Cebolinha, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

1. Descasque e corte a abóbora em pedaços. Leve ao fogo com 1/2 litro de água os pedaços de abóbora, o gengibre fatiado e o tablete de caldo. Deixe cozinhar até ficar macia (quanto menor os pedaços mais rápido cozinha). Deixe amornar e bata no liquidificador tudo.

2. Corte a cebolinha e a parte branca do alho poró em fatias. Reserve a cebolinha e refogue o alho poró numa frigideira com o azeite por 5 minutos.

3. Leve de volta ao fogo a abóbora batida, ajuste o sal, acrescente a pimenta, o alho poró, deixe ferver ponha o creme de leite e sirva decorada com a cebolinha.

Anúncios