Baião-de-dois (vegetariano)

O Baião-de-Dois é um prato típico nordestino, oriundo do Estado do Ceará e consiste num preparado de arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. Pela receita devia ser um prato noturno aproveitando a sobra do feijão do almoço e cozinhando o arroz nessa sobra. Se adiciona, queijo de coalho, nata e carne de charque (carne seca). Baião é um rítmo nordestino derivado de uma forma de lundu chamado “baiano”. A origem do termo ganhou popularidade com a música de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira “Baião de Dois”. Nessa receita não leva a tradicional carne seca e o queijo de coalho pode ser substituído por queijo minas meia cura.

Ingredientes ( pra 4 pessoas):

. 250g de feijão verde (pode usar feijão mulatinho ou fradinho também)

. 1 xícara de arroz

. 300g de queijo coalho (ou minas meia cura)

. 1 cebola, 2 pimentões, 2 tomates, 3 dentes de alho

. Cheiro verde (coentro, cebolinha, salsinha)

. 2 tabletes de caldo de legumes (opcional), sal e pimenta do reino a gosto

. Manteiga de garrafa (manteiga clarificada ou Ghee) pode ser manteiga normal

Modo de preparo:

1. Cozinhe o feijão verde na água e sal. Cozinhe o arroz (eu refoguei ele antes no alho). Eu usei pra temperar também um tablete de caldo de legumes no arroz e outro no feijão.

2. Pique o alho, a cebola, os pimentões, os tomates e o cheiro verde. Corte o queijo em cubinhos pequenos.

3. Refogue na manteiga de garrafa ou na manteiga comum o alho e a cebola, depois que a cebola começar a dourar adicione os tomates e o pimentão. Coloque o arroz e o feijão ainda quentes e também o queijo em cubinhos e o cheiro verde e mistura bem. Tampe a panela por uns 2 minutos pro queijo derreter um pouco e sirva em seguida. Pode colocar mais manteiga de garrafa ou deixar pras pessoas colocarem a vontade.

Anúncios