Lasagna (lasanha) de legumes

A palavra lasanha provém da grega “lasanon” que significa pote de quarto. Os romanos usaram depois o termo como “lasanum” para significar pote de cozinhar e os italianos usaram a palavra para definir o prato onde era feita a Lasanha. Apesar de ser um prato típico italiano tem-se evidências de que há um prato muito similar na França conhecido como “loseyns” (lê-se lasan). A lasanha foi primeiro documentada no século XIII, quando foi usado num prato às camadas, e não tinha os tomates que ainda não tinham sido descobertos pelos europeus.

Existem várias versões com queijos diversos, espinafre e a tradicional bolonhesa. Nessa receita você pode usar um só legume ou um mix deles (abobrinha, cenoura, beringela, etc.)

Ingredientes (pra 3 pessoas):

. 200g de massa de lasanha (eu usei o tipo não precisa cozinhar antes)

. 200g de queijo mussarela (pode também usar uma ricota misturada com um pouco de parmesão)

. 300g de legumes em cubinhos (usei aqui beringela, alho porró, cenoura, abóbora)

. 500ml de molho de tomate

. 500ml de molho branco (bechamel) Pode usar só um molho também

. 2 a 3 colheres de queijo parmesão

Modo de preparo:

1. Cozinhe no vapor ou na água fervente os legumes, lembrando que alguns cozinham mais rápido que outros e  não deixando cozinhar demais, devem ficar al dente. O alho porró e a beringela foram refogados por 5 minutos com um fio de azeite. Misture tudo e reserve.

2. Unte com azeite um refratário e adicione molho de tomate, por cima coloque uma camada de massa e mais molho de tomate. Coloque uma camada de legumes, molho branco e outra camada de massa.

3. Coloque outra camada de molho vermelho, depois uma de queijo e vá alternando as camadas assim até terminar a massa. Finalize com o molho branco e polvilhe o queijo parmesão em cima.

4. Cubra com um papel alumínio e leve ao forno médio aquecido (180 graus) por uns 12 minutos, tire o papel alumínio e deixe mais uns 5 minutos pra gratinar bem.

Dicas: A massa deve estar sempre em contato com o molho porque vai cozinhar nele, e se usar o microondas deve cobrir com filme plástico e deixar em potência máxima por 5 minutos, tirar o filme e só aí colocar o queijo ralado e deixa uns 5 minutos com o forno desligado. Se você usar o molho quente facilita no cozimento da massa.

Anúncios