Queijo Coalho com Mel de Engenho

O queijo de coalho é muito popular e tradicional no Nordeste do Brasil. Consiste em um queijo de massa branca, pouco salgado e levemente ácido, e tem uma casca quase uniforme com a massa interna (o que varia de acordo com o tempo de maturação). Uma das características esperadas do queijo de coalho é de não derreter ao aquecer (o que faz com que ele possa ser assado e tostado).

Já o mel de engenho é formado na fase de fabricação do açúcar imediatamente anterior à sua cristalização, ou seja: o caldo de cana é extraído e levado para o fogo pra evaporar e concentrar açúcar, e antes que ele cristalize é retirado, ficando com uma textura de mel. Lembra o sabor de rapadura e pode ser feito com a rapadura raspada e dissolvida em um pouco de água no fogo.

Ingredientes:

. queijo coalho

. mel de engenho ou rapadura (usar a mais escura)

Modo de preparo:

1. corte o queijo em fatias grossas e leve para dourar dos 2 lados numa frigideira antiaderente. Sirva quente com o mel de engenho por cima.

Dica: se você não encontar o mel de engenho pode usar rapadura. Quebre ou raspe ela e coloque numa panela com um pouco de água, e leve ao fogo para dissolver e ficar com consistência de mel.

Anúncios