Crepes chineses frescos (rolinho primavera vegano)

A primeira vez que vi foto dessa receita fiquei doido pra fazer. Na verdade, é a versão chinesa do Harumaki (rolinho frito japonês). Comprei a massa de arroz, (em empórios de produtos orientais) e fiz na versão vegetariana (na receita original leva camarão cozido). Você pode usar ou acrescentar outros recheios: shimeji refogado, manga, cream cheese, salsinha, majericão, ou ainda fritar os rolinhos – só tem que ter cuidado pra enrolar bem, porque a massa é bem fininha. Receita boa para os celíacos, já que não tem glúten.

Ingredientes:

. folhas de massa de arroz para rolinhos (cada folha dá um rolinho)

. folhas: hortelã, brotos de alfafa, cebolinha

. para o recheio: cenoura, pepino japonês, cogumelos champignon, gengibre fresco

. macarrão harussame ou bifun (macarrão fininho de arroz)

. molho de soja (shoyu) pra servir

Modo de preparo:

1. coloque o harussame em uma vasilha grande, cubra com água quente e deixe por uns 5-6 minutos. Enxágue bem em água fria e escorra. Reserve.

2. descasque e corte a cenoura e o pepino em fatias finas, e o gengibre em fatias mais fininhas ainda. Limpe e fatie os cogumelos e pique a parte branca da cebolinha. Reserve.

Despeje água fervente em uma tigela e ponha uma folha de arroz por 30 segundos até amolecer bem. Retire com cuidado e coloque sobre um pano de prato úmido e limpo dobrado ao meio.

3. comece a rechear com: folhas de hortelã, cogumelos, cenoura, pepino, um pouquinho de gengibre, brotos de alfafa e o harussame.

4. enrole o rolinho e dobre as laterias pra fechá-lo bem. Sirva com molho de soja.

5. abaixo outras possibilidades: com camarão (receita tradicional), com shimeji refogado e frito servido com molho agridoce.

Anúncios