Sopa com talos de brócolis

Uma sopa para espantar o frio e aproveitar os talos de vegetais que normalmente jogamos fora.

Você pode usar talos de espinafre, brócolis, couve flor, etc. O caldo é importante na receita – ele que vai dar sabor à sopa. Então prepare um caldo com muitos vegetais (alho-porró, cenoura, ervas, cebola, etc.), ou com aqueles quadradinhos de caldo pronto (dissolva-os em água).

Ingredientes (4 porções):
. 1 talo grande de brócolis ou outro vegetal (dá umas 2 xícaras)
. 1 1/2 litro de caldo de legumes (ou 2 tabletes de caldo dissolvidos em 1 1/2 litro dágua)
. 1 cebola média
. 2 batatas médias
. 1 dente de alho
. 1 colher de sopa de missô (pasta de soja) – opcional
. azeite de oliva
. salsinha (ou coentro)
. sal à gosto

Modo de preparo:

1. Pique a cebola e o alho. Descasque e corte em pedaços pequenos as batatas, e corte os talos do brócolis também em pedaços pequenos para facilitar o cozimento.

2. Refogue em 2 colheres de azeite a cebola e o alho. Adicione o caldo, uma colher rasa de sopa de sal, as batatas, os talos e leve ao fogo para cozinhar.

3. Quando a batata e os talos estiverem macios, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Passe no liquidificador ou no mixer (se o copo do seu liquidificador for de vidro, pode passar a sopa ainda quente).

4. Dissolva o missô em um pouco da sopa numa xícara e reserve (é mais fácil dissolvê-lo dessa forma do que na sopa toda). Leve a sopa de volta ao fogo e, quando estiver quente o suficiente, retire do fogo. Misture o missô, ajuste o sal se necessário e sirva quente. Polvilhe com queijo ralado ou salsinha picada e azeite de oliva, acompanhada com torradinhas ou pão.

Anúncios