Salada de Feijão Fradinho

O feijão Fradinho, ou feijão de corda, constitui a base alimentar de muitas populações rurais devido ao seu elevado valor nutritivo (nível protéico e energético) e à sua fácil adaptação a solos de baixa fertilidade e com períodos de seca prolongada.

No nordeste a colheita ocorre tanto na fase de plena maturação ou antes, quando o chamamos de feijão verde. Essa salada é bem legal e, se acompanhada com farinha de mandioca ou arroz, fica melhor ainda.

Ingredientes:
. 250g de feijão fradinho
. 1 cebola picada
. 1 pimentão amarelo picado
. 2 tomates picados
. 1 folha de louro
. azeite de oliva
. ervas (salsinha, coentro, cebolinha, orégano)
. sal a gosto

Modo de preparo:

1. Deixe o feijão de molho na véspera (8 a 12 horas). Ele vai crescer e absorver toda água.

2. Escorra numa peneira ou escorredor, lave novamente e coloque numa panela com água (1 dedo acima do feijão): 1 colher de chá de sal e 1 folha de louro. Cozinhe por 10 minutos na panela de pressão (contando o tempo quando a panela começar a chiar). Se você usar uma panela normal vai levar uns 30 minutos. Nesse caso, vá provando até ficar cozido, mas ainda consistente.

3. Depois de cozido, escorra e misture com os outros ingredientes (cebola, tomate, pimentão). tempere com o azeite, ajuste o sal e salpique as ervas picadas (cheiro verde e orégano). Sirva quente ou frio.

Anúncios