Curry Vegetariano do Eriba

Essa receita é uma adaptação de um curry (também chamado caril) de batatas e ervilhas. Você pode usar qualquer legume ou um mix deles. E além do curry já vendido pronto, é legal incrementar com mais outras especiarias (cominho, gengibre, açafrão, etc.). E para acompanhar, faça um arroz branco ou integral e uns pãezinhos chatos tipo: pita, árabe ou chapati (clique aqui pra ver receita de tortilla).

A palavra “Curry” é um termo adaptado para o inglês, pode ter vindo da palavra tamil kari, que significa molho com especiarias. Mas na Grã-Bretanha o termo foi generalizado para qualquer prato indiano. Na Índia o termo curry não é muito utilizado, os britânicos criaram para descrever uma variedade de ensopados e sopas que são milhares na Índia – todos contém uma variedade básica de ingredientes como o açafrão, alho, gengibre, pimenta, cominho, óleo e cebolas. O pó de curry pronto pode ter sido uma invenção britânica, mas hoje em dia muitas donas de casa indianas utilizam ele para temperar seus pratos e para acelerar o tempo de cozimento. Na Índia, cada família prepara sua própria mistura de especiarias (massala).

Ingredientes (4 porções):
. 1 kg de legumes variados (batata inglesa, batata doce, cenoura, abóbora)
. 200g de ervilha fresca congelada
. 1 cebola grande
. 1 colher de chá de cada (semente de mostarda, curry, cominho moído, gengibre em pó, açafrão)
. 2 colheres de sopa de ghee (manteiga de garrafa) ou óleo vegetal
. 2 dentes de alho
. 1 a 3 pimentas
. 1 punhado de coentro (ou salsinha)
. sal

Modo de preparo:

1. Corte os legumes em pedaços pequenos, a cebola em rodelas e pique os dentes de alho e as pimentas. Reserve. Em uma panela coloque as sementes de mostarda e leve ao fogo até elas começarem a estourar com o calor.

2. Coloque uma colher de manteiga ou óleo e refogue as cebolas. Adicione os temperos, os legumes e o sal. Misture e cozinhe em fogo médio até os legumes ficarem macios. Vá adicionando colheradas de água aos poucos e mexendo, para os legumes não secarem nem grudarem no fundo da panela.

3. Coloque as ervilhas e deixe mais uns 4 minutos (se forem congeladas). Desligue o fogo, coloque uma colher de manteiga, o coentro e misture, e deixe a panela tampada por 1 minuto. Sirva com arroz branco e pão indiano (chapati).

Anúncios