Sopa de Soba e cogumelo Hiratake

Fui na Liberdade comprar umas goivas pro curso de xilogravura que estou fazendo no museu Lasar Segall e aproveitei pra comprar umas comidinhas. Minha descoberta da semana: o Hiratakeesse, cogumelo que só via e nunca comprava. Aí já sabe, consultar livros, web, amigos pra saber possibilidades. O negócio é bom pra baixar colesterol, rico em proteínas, vitaminas A e B e muito saboroso. Tem nas cores cinza, branco e salmão. Achei uma receita de sopa de Soba (macarrão de trigo sarraceno) e deu essa receita deliciosa, leve e nutritiva.

Ingredientes (2 porções):

. 100gr de macarrão Soba

. 150 a 200gr de cogumelos hiratake (pode usar outro tipo: shitaki, shimeji ou eryngi)

. 1 pedaço de alga Kombu (opcional)

. 1 pedaço de gengibre (eu usei aqui em conserva)

. 2 colheres de óleo de gergelim torrado, 2 colheres de sopa de misso (pasta de soja)

. Cebolinha verde

Modo de preparo:

1. Coloque o pedaço de alga Kombu em 1 litro dágua fria e deixe por 5 minutos, depois ferva por mais 5 minutos e reserve. Pique o gengibre e a salsinha e reserve.

2. Corte o cogumelo em fatias. Refogue no óleo de gergelim o gengibre e o cogumelo por uns 4 minutos.

3. Coloque os cogumelos na água que ferveu a kombu e junte o macarrão soba. Cozinhe por uns 5 minutos (esse macarrão cozinha rápido). Desligue o fogo e retire a alga da sopa (você pode picar ela e juntar de volta na sopa ou descartá-la). Em seguida ponha numa xícara o missô e dissolva com uma concha da água da sopa (é a melhor forma de dissolver o misso).

4. Ponha o missô dissolvido na sopa, misture e sirva com cebolinha salpicada em cima.

Anúncios