Bolo de mandioca (massa puba)

Cheguei de uma viagem ao Rio de janeiro, trabalho e um pouco de diversão, mas 3 dias sem poder cozinhar. Hoje matei a vontade, sai na chuva de bicicleta, fui a feira e comprei tudo que eu podia trazer no bagageiro, mochila nas costas e numa ecobag que veio pendurada no guidão. Aí fiz o almoço, o jantar e pra postar aqui no blog esse bolo de macaxeira (aipim). Eu comprei a massa da mandioca já ralada numa barraca de tapioca (você pede a massa para bolo, não é a de fazer tapioca não) ou compra o aipim, descasca ele, rala no ralador médio, depois lava na água e espreme ou deixa escorrer numa peneira. Se quizer um bolo menos fofinho parecendo um pudim, não lave o aipim ralado nem coloque o fermento em pó.

Ingredientes:

. 600gr de massa de mandioca ou aipim ralado (ler introdução acima), 4 ovos, 400gr de açúcar, 100gr de coco ralado, 400ml de leite de vaca, 2 colheres de manteiga, 1 colher de sopa rasa de fermento, 1 colher de café de sal (se a manteiga for sem sal).

Modo de preparo:

1. Bata numa vasilha, no liquidificador ou na batedeira os ovos, o açúcar e a manteiga. Adicione o coco ralado e mexa bem.

2. Adicione a mandioca e por último o fermento. Unte uma forma média com manteiga e polvilhe com açúcar.

3. Ponha a mistura na forma e leve ao forno à 180 graus por uns 40 minutos (tem que estar dourado e quando espetar uma faca nele ela sair limpa). Espere esfriar um pouco pra desenformar.

Anúncios