Pão de queijo

photo(4)

Apesar de ter esse nome o pão de queijo não leva fermento. Delicioso e à base de polvilho (amido da mandioca, a goma da tapioca) é mais uma receita brasileira de origem mineira. Eu já havia feito antes mas aproveitei uma viagem à Belo Horizonte e conferi várias receitas lá com uma tia minha que apesar de pernambucana, mora lá desde os anos 80, adora cozinhar e de quebra tá praticando hatha yoga. Me senti em casa e ganhei dela várias receitas da culinária mineira. Resolvi testar as de pão de queijo aqui em São Paulo e cheguei à um bom resultado. Usei o polvilho doce e queijo de minas curado, que ganhei dos meus tios, mas pode ser usado o polvilho azedo que confere um sabor mais intenso ao pãozinho. O queijo pode ser parmesão ou misturado com um meia cura ou até prato, muçarela, etc. Cuidado com o sal se usar um queijo mais salgado.

(Com minha tia Socorro, com Pires no mercado Central e as coisas que trouxe de Minas)

Ingredientes: (uns 20 pãezinhos):

. 500gr de polvilho (doce ou azedo), 200ml de leite, 100ml de água, 100ml de óleo (milho, soja, etc.), 2 ovos grandes (eu usei 3 pequenos), 250gr de queijo minas curado ralado no ralo médio ou grosso, 1 colher de chá de sal.

Modo de preparo:

1. Misture o leite, a água e o óleo e leve ao fogo até ferver. Coloque no polvilho pra escaldá-lo. Mexa e deixe esfriar um pouco.

2. Adicione os ovos e mexa. Adicione o queijo ralado e o sal, amasse bem e deixe esfriar.

3. Faça bolinhas com as mãos untadas de óleo ou com 2 colheres vá colocando bolotas numa forma untada. Leve ao forno médio (180 graus) até ficarem dourados (uns 15 minutos) e sirva ainda quente.

4. Sirva com café, doce de leite ou goiabada.

photo(5)

Dica: Você pode congelá-los antes de assá-los.

