Feijão Azuki com abóbora

O feijão azuki, originário do Japão, é uma leguminosa selvagem, pequena e vermelha. Trazido com os imigrantes japoneses para o Brasil é um alimento de grande riqueza nutricional, pois é rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B. Este feijão fermenta menos do que os outros. Auxilia na formação óssea, fortifica e regenera rins cansados, sendo indicado para disfunções renais, hipertensão e diabetes. Os japoneses utilizam-no na preparação de doces com sabor suave. Na alimentação vegetariana é o ingrediente principal de feijoadas ou chili, por ser leve e saudável. Também é usado na preparação de sopas e saladas. O consumo de arroz com feijão azuki fornece ao organismo uma combinação nutricional completa.

Antes de qualquer preparação o ideal é deixar esse feijão de molho durante 10 a 12 horas.

Ingredientes (para 8 pessoas):

. 400gr de feijão azuki, 1 cebola, 1 dente de alho, 300gr de abóbora (qualquer uma), 1 alga kombu (opcional), 1 colher de sopa de óleo, 1 colher de chá de sal, 1 colher de café de cominho.

Modo de preparo:

1. Deixe o feijão de molho na água por 10 a 12 horas.

2. Corte a abóbora em cubos e pique a cebola e o alho. Coloque o feijão numa panela cubra com água passando 2 dedos acima dos grãos, coloque a alga kombu e cozinhe por uns 10 minutos na pressão ou 30 minutos na panela normal.

3. Refogue em uma panela a cebola e o alho, adicione o feijão cozido e a abóbora.

4. Cozinhe até a abóbora ficar cozida, se precisar adicione um pouco de água pra terminar o cozimento. Polvilhe com salsa e sirva com arroz.

Anúncios