Clafoutis de cereja (Clafoutis aux cerises)

Nem bolo nem pudim, essa sobremesa francesa, mais especificamente da região de Limousin, centro-sul da França é um creme assado muito fácil de fazer. Nos Estados Unidos se diz que é uma sobremesa feita com massa de panqueca e na receita clássica, o clafoutis é feito com cerejas, mas pode ser usado banana, blueberry, amoras, uvas sem caroço, gomos de tangerina, etc. Tem versões que levam creme de leite e farinha de amêndoas, aqui eu só usei leite e farinha de trigo, mas você pode substituir um pouco do leite por creme de leite fresco e 1/3 da farinha por farinha de amêndoas. Também pode se colocar as cerejas inteiras sem retirar os caroços e usar forminhas individuais (ramequins pequenos).

Ingredientes (8 porções):

. 300 a 500 gr de cerejas frescas, 200 gr de farinha de trigo, 120 gr de açúcar, 1 pitada de sal, 3 ovos, 100 gr de manteiga, 250 ml de leite, 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional) , açúcar de confeiteiro e amêndoas laminadas pra decorar (opcional)

Modo de preparo:

1. Corte as cerejas ao meio e retire os caroços e cabinhos. Coloque as cerejas cortadas em uma forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.

2. Bata numa vasilha os ovos e o açúcar. Derreta a manteiga um pouco e adicione à mistura junto com o leite e continue batendo.

3. Adicione a farinha e o sal e misture bem. Derrame por cima das cerejas na forma e leve ao forno pré aquecido (180 graus). Asse por uns 25 minutos.

4. Retire do forno quando espetando um palito ou faca este sair limpo. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e decore com amêndoas laminadas e cerejas inteiras.

Dica: Sirva com uma bola de sorvete de creme ou com chantilly.

Anúncios