Bolo de rolo

Reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco o bolo de rolo é um tipo de rocambole enrolada com uma camada de goiabada derretida, no entanto, as camadas de massa e goiabada são bem mais finas e o sabor completamente diferente.

Adaptação do bolo português “colchão de noiva”, uma espécie de pão de ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região.

É uma receita que dá um trabalhinho mas compensa pelo sabor e beleza das fatias servidas geralmente fininhas que mais parecem uma obra de arte de tão bonitas.

Ingredientes (1 bolo médio):

. 200 gramas de manteiga, 200 gramas de açúcar, 200 gramas de farinha de trigo, 5 ovos, 1/2 quilo de goiabada em pasta ou derretida (ver dica no fim da receita).

Modo de preparo:

1. Bata bem a manteiga com o açúcar. Adicione as gemas e continue batendo.

2.Adicione a farinha de trigo peneirada e misture bem. Bata as claras em neve e adicione à massa com cuidado.

3. Unte uma assadeira baixa com manteiga e polvilhe com trigo. Espalhe umas 5 a 6 colheres da massa na forma e leve pra assar em forno médio baixo (180 graus) até que tocando a massa levemente com o dedo sinta ela assada mais ainda clarinha, não deixe dourar senão vai quebrar quando enrolar, isso dá uns 5 minutos assando.

4. Desenforme sobre um pano de prato úmido e polvilhado com açúcar cristal. Passe uma camada fina de goiabada com uma colher e enrole rapidamente. Asse outro massa, desenforme, recheie com goiabada e vá enrolando no primeiro rocambole. Faça isso até terminar a massa.

5. Corte as pontas do bolo de rolo, polvilhe com açúcar. No nordeste é servido em fatias bem finas.

 

Dica: Se você não encontrar a goiabada em pasta, pique e leve ao fogo com 1 xícara de água, 1/2 quilo de goiabada e espere ficar na consistência ideal pra passar no bolo.

 

Anúncios