Cartola

Uma sobremesa pernambucana que virou patrimônio cultural e imaterial do estado. Ela é feita com banana e queijo de manteiga polvilhados com canela e açúcar. Esse queijo nordestino (também chamado: queijo do sertão, requeijão do norte, etc.) é feito depois que o leite ferve e talha, é posto em peneira para escorrer o soro. Volta ao fogo, juntam-se leite, sal e manteiga de garrafa (ghee, manteiga clarificada) e é posto ainda quente em formas de madeira. O nome Cartola segundo algumas pesquisas se deve a cor escura da canela e ao formato alto do queijo e da banana lembrando remotamente as cartolas usadas pelos ingleses.

Dica: não fica tão bom mas pode-se usar outro queijo (mussarela, coalho, etc.)

Ingredientes para 1 cartola (serve 1 a 2 pessoas):

. 2 bananas prata, 100 gramas de queijo de manteiga, 1 colher de sopa de manteiga (usei manteiga de garrafa), 1 colher de chá de açúcar, 1/2 colher de chá de canela em pó.

 

Modo de preparo:

1. Misture o açúcar e a canela e reserve. Descasque as bananas e amasse elas ligeiramente com os dedos.

2. Frite as bananas na metade da manteiga, quando estiverem douradas retire-as e as coloque no prato que irá servir a sobremesa.

3. Leve numa frigideira o queijo e frite ele dos 2 lados até dourar um pouco. Coloque por cima das bananas. Polvilhe com a mistura de canela e açúcar. Sirva em seguida.

Anúncios