Curau de milho verde (canjica nordestina)

O Curau, no nordeste se chama Canjica, é uma receita tipicamente junina e como toda receita tradicional existem muitas maneiras de fazer. Decidi por uma com milho em lata mas você pode usar o milho verde (5 espigas), cortar do sabugo e passar no liquidificador seguindo o passo a passo. No nordeste se usa muito leite de coco e acho que fica bem gostoso. Se alguém quizer deixar a receita sem lactose é só usar apenas leite de coco e substituir o leite condensado por 6 a 8 colheres de sopa de açúcar e retirar a manteiga.

Ingredientes (5 a 6 porções):

. 2 latas de milho verde sem a água (dá uns 400 gramas) ou milho cortado de 5 espigas bem verdes, 400 ml de leite de vaca, 200 ml de leite de coco, 1/2 lata de leite condensado (pode usar até uma lata, mas acho que fica doce demais), 1 colher de sopa de manteiga e canela em pó pra polvilhar

Modo de preparo:

1. Bata no liquidificador o milho verde escorrido e o leite de vaca por uns 3 minutos.

2. Coe numa peneira e descarte o bagaço.

3. Leve ao fogo o creme com o leite de coco, o leite condensado e a manteiga. Cozinhe até formar um creme grosso. Se fiar muito ralo você pode engrossar com um pouco de fubá ou farinha de milho bem fininha.

4. Coloque em tigelinhas individuais ou numa maior. Sirva quente ou frio polvilhado com canela em pó.

Anúncios