“Hamburgrão” Hamburguer de grão de bico (vegano)

burguer_grao1a

Delícia de hamburguer, muito melhor que qualquer outro vegetariano (o de soja acho horrível) provei esses dias na casa dos meus amigos Humberto e Anita. Pedi logo a receita e prometi postar o mais rápido possível. Anita obrigadão! (abaixo mão da Anita fazendo o hamburguer). Além de ser vegano não contém glúten.

anita_mao

Ingredientes (média de 12 hamburgueres):

1/2 quilo de grão de bico cozido e escorrido (deixado de molho por 8 a 12 horas e cozido por 30 minutos, não usar panela de pressão), 2 colheres de sopa de farinha de mandioca, 2 colheres de tahine, 2 colheres de azeite de oliva, 2 colheres de farinha de linhaça, 1 cebola piadinha, 1 maço de salsinha bem picadinha, sal a gosto.

burguer_grao1b

Modo de preparo:

1. Hidrate a farinha de linhaça com 3 colheres de água filtrada, em 1 minuto vai virar uma pasta gelatinosa, que ajudará na liga da massa dos hamburgueres. Se só tiver os grão da linhaça é só passar no liquidificador até virar farinha.

burguer_grao1c

2. Passe no processador o grão de bico, até virar uma farofa. Pode usar um mixer ou liquidificador na tecla pulsar.

burguer_grao2

3. Misture todos os ingredientes numa vasilha grande, primeiro com uma colher e depois com as mãos.

burguer_grao3

4. A massa precisa ficar bem homogênea, ligada mas sem grudar nas mãos, se ficar muito seca adicione um pouco de tahine, água ou azeite.

burguer_grao4

5. Pegue uma bola da massa com a mão e modele o hamburguer do tamanho da palma da mão.

burguer_grao5

6. Uma opção pra modelar o hamburguer é usar um aro de metal usado pra fritar ovos, ou você pode fazer um molde com um cano de PVC.

burguer_grao6

7. Forrar travessas suficientes com papel filme (para ficar fácil de desgrudar quando for para o freezer). Acomode os hambúrgueres e levar para congelar. (Eu empilho no máximo 2 hambúrgueres, também separados por papel filme). Depois de congelados podem ser guardados empilhados e dentro de saquinhos plásticos apropriados.

burguer_grao7

8. Você pode assá-los no forno por 10 minutos, virando-os no meio do tempo. Ou fritá-los numa frigideira com um fio de azeite até dourar de um lado e do outro.

burguer_grao8

burguer_grao9

Anúncios