“Hamburgrão” Hamburguer de grão de bico (vegano)
Delícia de hamburguer, muito melhor que qualquer outro vegetariano (o de soja acho horrível) provei esses dias na casa dos meus amigos Humberto e Anita. Pedi logo a receita e prometi postar o mais rápido possível. Anita obrigadão! (abaixo mão da Anita fazendo o hamburguer). Além de ser vegano não contém glúten.
Ingredientes (média de 12 hamburgueres):
1/2 quilo de grão de bico cozido e escorrido (deixado de molho por 8 a 12 horas e cozido por 30 minutos, não usar panela de pressão), 2 colheres de sopa de farinha de mandioca, 2 colheres de tahine, 2 colheres de azeite de oliva, 2 colheres de farinha de linhaça, 1 cebola piadinha, 1 maço de salsinha bem picadinha, sal a gosto.
Modo de preparo:
1. Hidrate a farinha de linhaça com 3 colheres de água filtrada, em 1 minuto vai virar uma pasta gelatinosa, que ajudará na liga da massa dos hamburgueres. Se só tiver os grão da linhaça é só passar no liquidificador até virar farinha.
2. Passe no processador o grão de bico, até virar uma farofa. Pode usar um mixer ou liquidificador na tecla pulsar.
3. Misture todos os ingredientes numa vasilha grande, primeiro com uma colher e depois com as mãos.
4. A massa precisa ficar bem homogênea, ligada mas sem grudar nas mãos, se ficar muito seca adicione um pouco de tahine, água ou azeite.
5. Pegue uma bola da massa com a mão e modele o hamburguer do tamanho da palma da mão.
6. Uma opção pra modelar o hamburguer é usar um aro de metal usado pra fritar ovos, ou você pode fazer um molde com um cano de PVC.
7. Forrar travessas suficientes com papel filme (para ficar fácil de desgrudar quando for para o freezer). Acomode os hambúrgueres e levar para congelar. (Eu empilho no máximo 2 hambúrgueres, também separados por papel filme). Depois de congelados podem ser guardados empilhados e dentro de saquinhos plásticos apropriados.
8. Você pode assá-los no forno por 10 minutos, virando-os no meio do tempo. Ou fritá-los numa frigideira com um fio de azeite até dourar de um lado e do outro.
Eriba, parabéns, seu hamburgrão ficou lindo e deve ter ficado delicioso! Muito legal o nome que batizou. Estou aqui vendo o post com minha mãe, adoramos. Gostei do aro de metal que usou para moldar seus burgrãos e da opção de fritá-los com azeite, vamos experimentar aqui. As fotos ficaram ótimas! Bom apetite, sempre! Beijo!
Querida, obrigado pela receita, o aro facilita mesmo e fritá-los no azeite não é a melhor opção mas resolve se vc vai fazer poucos. Beijos!
Eriba! Vou fazer hj! Depois conto como ficou!
Legal Fernanda, me fala mesmo! Abraços!
eriba, o que poderia substituir a linhaça e ou o tahine como elementos pra dar liga ao hamburguer?
O Tahine é pra dar sabor e a linhaça pra dar liga que pode ser substituída por amido de milho ou polvilho, ou ainda um ovo pequeno, mas a receita deixa de ser vegana. Abraços!
Achei esta receita, hmmm muito boa! Fiz hoje os meus, mas a massa ficou grudenta, tive que acrescentar farinha d etrigo para soltar dos dedos….tem alguma dica? Mas o gosto ficou maravilhoso. Sugestão: comer com pimenta árabe ou com molho chipotle…Abraços
A farinha de rosca é pra deixar mesmo menos grudento, ótimo!
AMEI ao cubo a receita e seu blog. Muito didático, já está nos afavoritos. Abraços e obrigada!
Olá, sou vegetariana e experimentei a receita acima. Não coloquei o Tahine pois não sei onde se compra isso. Ainda assim, o hamburger ficou uma delicia. Achei bem pratico de fazer. Obrigada, sucesso!
O tahine você encontra em lojas de produtos naturais e grandes supermercados!
Amei essa receita! Tb detesto hamburguer de soja. Obrigada pela dica!
dá pra substituir a farinha de linhaça e mandioca por farinha de aveia?
Sim, vai ficar um pouco diferente mas funciona.
Quanto tempo pode ficar no congelador?
Muito bom! Ao inves de tahine usei mostarda dijon em graos, ficou uma delicia!