Bolo de Marolo (araticum, araticum, ariticum, cabeça de negro)

bolo_marolo1a

Pois, várias viagens, ele veio ao Curralinho, vender bois e mais outros negócios – e trazia para mim caixetas de doce de buriti ou de araticúm, requeijão e marmeladas.” Guimarães Rosa em Grande sertão: veredas, pg. 115.

Andando na zona cerealista, fui comprar temperos e grãos, me deparei com uma mulher vendendo não só araticum mas cacau e outros frutos não muito fáceis de achar em qualquer feira, depois de umas 10 perguntas resolvi pagar 10,00 reais por um marolo. Ao chegar em casa fui logo pesquisar pra fazer uma receita e postar aqui, depois de descaroçar cada gomo, deu muito trabalho pois é igual graviola, fiz um suco e com restante da polpa resolvi fazer esse bolo que ta aqui perfumando a cozinha com seu aroma doce e exótico. (ver no final da receita como separar a polpa dos caroços) Dá pra fazer com outra fruta tipo: graviola, caqui, banana, manga.

(Abaixo o fruto bem maduro, a casca escurece e comeca a se abrir, pronto pro consumo)

bolo_marolo1b

Araticum (Annona crassiflora) também conhecido como: marolo, cabeça de negro, bruto, pinha do cerrado é uma fruta de coloração verde escura, marrom muito usada na fabricação de doces caseiros, picolés, sorvetes, geléias, doces, bolos e também consumida in natura é da família das pinhas, fruta do conde, graviola. Nativo do cerrado o seu nome araticum é derivado do tupi e pode ter vários significados como: árvore de fibra dura, fruto do céu, saboroso ou ainda fruto mole. 

 Ingredientes:  3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de açúcar (usei açúcar demerara), 2 xícaras (chá) de polpa de araticum sem sementes, 200 ml de leite, 100 gramas de manteiga, 2 ovos, 1 colher (sopa) de fermento em pó químico.

bolo_marolo1c

Modo de preparo:

1. Separe as claras das gemas e bata as claras em neve, reserve.

bolo_marolo2

2. Bata a polpa do araticum com o leite no liquidificador, depois acrescente as gemas, o açúcar e a manteiga, bata até ficar bem  homogêneo.

bolo_marolo3

3. Ponha numa vasilha e adicione o trigo misture bem e adicione o fermento e as claras em neve, mexendo devagar até incorporar bem.

bolo_marolo4

4. Unte uma forma de bolo com manteiga e polvilhe com farinha de trigo, ponha a massa e leve ao forno médio baixo (180 graus).

bolo_marolo5

5. Asse por uns 40 minutos, espete uma faca ou palito de madeira e se sair limpo tá assado o bolo.

bolo_marolo6

Dica: o araticum é semelhante a graviola e pra separar a polpa das sementes abra o araticum ao meio e vá pegando os gomos e com ajuda de uma faquinha separe o caroço da polpa (fotos abaixo)

bolo_marolo8

bolo_marolo9

Anúncios