Trio nordestino (Tapioca, queijo coalho e brigadeiro de capim santo)

tapioca_diferente1a

Redescoberta pela alta gastronomia a Tapioca sempre fez parte do café da manhã e lanche da tarde do nordestino, e depois das tradicionais com coco e queijo coalho surgiram várias versões com todo tipo de recheio, leite condensado, brigadeiro, queijo mussarela e prato, etc. Hoje venho aqui fazer uma homenagem ao grande sanfoneiro do Brasil, Dominguinhos.

Fiz uma sobremesa e dei o nome de Trio Nordestino (formação musical composta por uma sanfona, um triângulo e uma zabumba, que anima qualquer forró pé de serra).

É simplesmente uma tapioca de coco ralado, queijo coalho na chapa com mel de engenho ou calda de açúcar e brigadeiro mole de capim cidreira (capim santo).

Ingredientes  pra 1 tapioca: Goma pra tapioca (você encontra em feiras livres e supermercado), coco ralado fresco, brigadeiro de capim santo (ver dica no fim da receita), uma fatia grossa de queijo coalho, calda doce (mel, melaço de engenho, xarope doce, etc.), sal.

tapioca_diferente1b

Modo de preparo:

1. Ponha a fatia do queijo coalho numa frigideira antiaderente ou chapa e deixe dourar dos 2 lados, reserve.

tapioca_diferente1c

2. Numa frigideira quente ponha umas colheradas de goma de tapioca, espalhe feito uma panqueca, com cuidado, e de um lado dela ponha um pouco de coco ralado.

tapioca_diferente3

3. Quando as bordas da tapioca estiverem se separando levemente da frigideira dobre o lado da tapioca sem coco por cima da outra metade, aperte as bordas para unir bem a tapioca e deixe mais uns 20 segundos  no fogo alto.

tapioca_diferente4

4. Monte o prato colocando a tapioca de um lado, o queijo coalho do outro e por cima da tapioca ponha uma colher de sopa bem cheia de brigadeiro de capim santo.

tapioca_diferente5

Dica: Fazer a receita de brigadeiro de capim santo (ver receita aqui) adicionando mais leite  pra deixar o brigadeiro mole.

Anúncios