Ovo da Páscoa (ovos cozidos tingidos)

ovopascoa1a

Ovos de verdade, coloridos (Tingidos com corante alimentício ou com casca de cebola), cozidos prontos pra enfeitar a mesa de páscoa e depois podem virar parte de uma salada ou qualquer outro prato que você quizer.

Ingredientes:

. Ovos de galinha brancos, adesivos (etiquetas redondas, as metalizadas são melhores de serem retiradas), corante alimentício na cor desejada (em pó ou líquido), casca de cebola (pode usar casca de beterraba, pó de café, espinafre, etc.), vinagre e sal

ovopascoa1b

Modo de preparo (ovos tingidos com corante artificial):

1. Cozinhe os ovos por 10 a 12 minutos, quando ferver a água baixe o fogo pra evitar que os ovos quebrem, pode também colocar no fundo da panela um guardanapo ou tecido pra diminuir o impacto dos ovos com o fundo da panela.

ovopascoa1c

2. Deixe esfriar os ovos, enxugue-os e ponha os adesivos de forma a ficar bem colados pra que na hora do tingimento não entre tinta pelas bordas e as bolinhas fiquem irregulares.

ovopascoa2

3. Dissolva o corante em água numa vasilha, ponha um pouco de vinagre e uma colher de sal (isso ajuda na fixação da cor), mexa bem e ponha os ovos adesivados, deixe por uns 3 minutos ou mais, o tempo vai determinar a intensidade da cor.

ovopascoa3

4. Retire com uma colher os ovos e deixe sobre um guardanapo até secarem.

ovopascoa4

5. Retire com cuidado os adesivos, estão prontos os ovos.

ovopascoa5

Modo de preparo (com tingimento natural):

1. Ponha os adesivos nos ovos ainda crus. Ponha água numa panela, adicione umas cinco colheres de vinagre, uma de sal, as cascas de cebola e os ovos e cozinhe por 10 a 12 minutos, se a parte metálica dos adesivos se soltarem não tem problema porque a parte com cola ainda permanece no ovo.

ovopascoa6

2. Retire os ovos do cozimento, deixe esfriar e retire com cuidado os adesivos.

ovopascoa7

Dica: Os ovos podem ser conservados na geladeira pos 2 a 3 dias com as cascas, use-os em saladas, farofas, sanduíches, etc.

ovopascoa8

Anúncios