Mané Pelado

manepelado1a

O bolo mané pelado tem esse nome curioso em homenagem a um agricultor imaginário que, por superstição ou exibicionismo, colhia mandioca pelado. Tradicional nas mesas juninas de Minas e Goiás é bem parecido com os bolos de aipim do nordeste mas leva queijo e erva doce. Peguei várias receitas, uma delas com uma amiga, Letícia Massula, aqui em São Paulo que não usa erva doce no seu bolo.

Ingredientes: 500 gramas de mandioca (aipim, macaxeira), 300 ml de leite, 1 xícara de açúcar, 3 ovos, 50 gramas de coco ralado, 100 gramas de queijo minas ou coalho ralado, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de fermento químico em pó (opcional), 1 colher de chá de sementes de erva doce (opcional).

manepelado1b

Modo de preparo:

1. Rale a mandioca no ralador fino.

manepelado1c

2. Separe as gemas das claras, misture a manteiga, o açúcar e as gemas, bata bem. Reserve as claras.

manepelado2

3. Adicione a mandioca ralada, o queijo, o coco ralado, a erva doce e misture bem.

manepelado3

4. Adicione as claras batidas em neve e o fermento em pó, com cuidado.

manepelado4

5. Preaqueça o forno a 180 graus, ponha a mistura numa assadeira ou forma retangular untada com manteiga e polvilhada com açúcar, por cima ponha um pouco de coco ralado se quizer. Leve ao forno.

manepelado5

6. Deixe assar até dourar e quando espetar uma faca ou palito esse saia limpo (uns 40 minutos). Deixe esfriar e sirva cortado em quadrados.

manepelado6

Anúncios