Bolo Vegano de Chocolate

bolo_vegan_1a

Sem leite e sem ovos, receita vegana da minha amiga e professora de Yoga Indra Gasparini,  muito fácil de fazer é  ideal também pra pessoas com intolerância à lactose ou alergia a ovos. A textura muito boa e o sabor também. Você pode substituir o chocolate por outro sabor (especiarias, café, uva passa, castanhas, etc.) E o leite de soja em pó pode ser substituído por uma banana amassada (ajuda a dar liga na massa).

Ingredientes (1 bolo pequeno): 2 xícaras de farinha de trigo (branca ou integral), 1 xícara de açúcar demerara ou mascavo, 1/2 xícara de óleo (oliva, milho, soja, etc.),  2 colheres cheias de leite de soja em pó (ou uma banana amassada), 1 colher de sopa de essência de baunilha (opcional), 1/2 xícara de chocolate em pó (sem lactose), 1 colher de sopa cheia de fermento em pó químico.

bolo_vegan_1b

Modo de preparo:

1. Ponha em  uma vasilha o trigo, o leite de soja em pó, o chocolate em pó, o açúcar, o sal, misture bem com uma colher. (o ideal é peneirar tudo antes de misturar).

bolo_vegan_1c

2. Adicione o óleo, a baunilha e vá adicionando água até ficar na consistência de massa de bolo (nem muito mole nem muito duro). Adicione no final antes de por na forma o fermento em pó e misture bem.

bolo_vegan_2

3. Unte uma forma com óleo e polvilhe com farinha de trigo.

bolo_vegan_3

4. Ponha a mistura na forma e leve ao forno médio baixo (180 graus) por uns 30 minutos.

bolo_vegan_4

5. Quando espetar um palito no bolo e esse sair limpo o bolo tá assado.

bolo_vegan_5

6. Desenforme depois de frio e se quizer cubra o bolo com uma cobertura de chocolate, ganach ou geléia.

bolo_vegan_6

Anúncios