Castanha de caju temperada

castanha1a

Fiz essa receita pra comemorar meu primeiro dia dos pais, fiz enquanto Tutuco, meu filho Arthur tirava uma sonequinha e enquanto esperava amigos, Filó e Guilherme que vinham visitar nosso pimpolho. Fácil você pode usar qualquer especiaria ou tempero seco: curry, orégano, cominho, pimentas (usei alguns temperos em grãos, mas podem ser já moídos também)  Use castanha de caju crua, se estiver já assada deixe menos tempo no forno e se estiver salgada não ponha mais sal.

Screen shot 2013-08-11 at 5.56.36 PM

Ingredientes:
250 gramas de castanhas de caju cruas, 1 bago de cardamomo, 1/2 colher de chá de cominho, 1/2 colher de chá coentro em grãos, 1/2 colher de chá de pimenta do reino, 1/2 colher de chá de pimenta rosa, 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de açúcar, 1 colher de chá de óleo vegetal (girassol, milho ou soja).

castanha1b

Modo de preparo: (Pule as etapas 1, 2 e 3 se os temperos já estiverem moídos)

1. Abra a baga do cardamomo e retire as sementes, descarte a casca.

castanha1c

2. Em um pilão ponha as sementes (cardamomo, cominho, coentro, pimentas), o açúcar e o sal.

castanha2

3. Pise até virar um pó fino.castanha3

4. Misture em uma tigela as castanhas com o óleo e depois adicione a mistura de especiarias, misture até ficar bem homogêneo.

castanha4

5. Ponha numa assadeira e asse em forno pré aquecido (160 graus) por uns 15 a 20 minutos até as castanhas estarem marrom-douradas. Mexa na metade do tempo.

castanha5

6. Retire do forno e espere esfriar bem.  Muito bom se servido logo após preparo. Se quizer guardar armazene depois de frio em recipiente hermético.

castanha6

Anúncios