Papinha de bebê (papinha do tutuco)

papinha1a

Papinhas salgadas, refeições saudáveis pro seu pimpolho. Tutuco meu filhinho de 10 meses adora papinha de legumes. Aqui vai a receita preferida dele. Geralmente fazemos só legumes ou legumes com feijão, pode se adicionar também a metade de uma gema cozida de ovo, de preferência orgânico. Os legumes deve-se variar, fazendo a papinha com um, 2 ou mais legumes. No final da receita nocões básicas e links de sites sobre o assunto.

Ingredientes: Legumes (pode usar 2 ou mais variedades), feijão cozido com pouco tempero e com pouco sal (opcional), azeite de oliva.

papinha1b

Modo de preparo:

1. Lave bem, descasque e corte em pedaços pequenos os legumes.

papinha2

2. Leve ao fogo com água, até cobrí-los, e cozinhe por uns 20 minutos, até ficarem macios.

papinha3

3.Ponha umas 2 colheres de feijão e amasse com um garfo. Se o bebê for maiorzinho deixe alguns pedacinhos pra ele ir se acostumando a mastigar.

papinha4

4. ponha um fiozinho de azeite de oliva e sirva morno.

papinha5

A escolha dos ingredientes:
os alimentos que compõem a papinha do bebê devem sempre ter um bom aspecto, uma procedência confiável e estar no prazo de validade. Legumes, verduras e frutas precisam ser bem lavados para retirar vestígios de agrotóxicos. Na hora de cozinhar, lave as mãos e evite espirrar ou tossir sobre os ingredientes.
Como fazer a papinha:
pique os ingredientes escolhidos e coloque em uma panela comum – alguns especialistas acreditam que o cozimento na panela de pressão retira nutrientes importantes. Encha de água – o volume deve ser o dobro da quantidade de alimentos. Deixe cozinhar em fogo baixo até que todos os produtos estejam moles. Passe por uma peneira até virar um purê – quando seu filho estiver mais acostumado, amasse com o garfo e, mais para frente, ofereça picadinho. Tempere e sirva morno. O tempo de preparo é de mais ou menos 40 minutos. Leve isso em conta para administrar a fome do bebê.
Tempo de validade:
a papinha que não foi tocada pode ficar na geladeira por até 24 horas. Mais do que isso, há o risco de a comida estragar. Caso passe desse limite, jogue fora. Quando sobrar muito ou você fizer grandes quantidades, prefira congelar.
Como congelar:
escolha potes do tamanho da porção que seu filho come para facilitar na hora de descongelar. Coloque a papinha no pote, feche, cole uma etiqueta com o sabor e a data, e leve ao freezer. A papinha pode ser consumida em até três meses. Na hora de descongelar, você pode colocar diretamente no micro-ondas (verifique se o pote é adequado) ou aquecer o conteúdo no fogão, mexendo sempre para não queimar.

Aquecimento:

Quando aquecer a papinha no microondas não se esqueça de mexer e depois verificar a temperatura já que nesse tipo de forno nem sempre os alimentos aquecem por igual.

Essas dicas e outras você encontra no site abril, é só clicar no link abaixo:

http://bebe.abril.com.br/0-12-meses/especial-papinha

Anúncios