Gazpacho Andaluz

gazpacho1a

Gaspacho ou caspacho é uma sopa fria à base de hortaliças, com destaque para o tomate, o pepino e o pimentão, muito popular no sul de Portugal (Alentejo e Algarve), no sul de Espanha (nomeadamente, na Andaluzia, na Estremadura, em Múrcia, em Castela-La Mancha e na Comunidade Valenciana), bem como no México e outros países centro-americanos. É geralmente produzido e consumido no verão.

É um prato que permite o uso de diversos ingredientes criando variações que vão desde receitas picantes até algumas mais suaves. Faremos a clássica receita espanhola da Andaluzia onde os ingredientes são triturados e servidos com pão, cubinhos de tomate, pepino, cebola, crouton (cubinhos de pão torrado no azeite) e pimentão.

Pode ser servido com entrada no lugar da salada ou como prato principal a noite já que alimenta e é leve.

Ingredientes (4 porções pequenas): 1 quilo de tomate bem maduro, 1 pimentão vermelho grande, 1 pepino médio, 2 fatias de pão branco sem a casca, 120 ml de azeite de oliva (1/2 xícara), 5 colheres de sopa de vinagre branco, 2 dentes de alho, sal e pimenta do reino a gosto.

gazpacho1b

Modo de preparo:

1. Coloque as fatias de pão em uma vasilha e cubra com água filtrada. Reserve.

gazpacho1c

2. Dê cortes em cruz em todos os tomates, isso vai facilitar pra retirar a pele.

gazpacho3

3. Coloque todos os tomates em uma vasilha e ponha água fervente até cobri-los. Deixe por 30 segundos.

gazpacho4

4. escorra os tomates em água fria.

gazpacho5

5. Retire a pele dos tomates, corte ao meio e retire as sementes. Descarte as sementes e pele. Deixe um tomate pra cortar em cubinhos e servir como acompanhamento.

gazpacho6

6. Descasque o pepino, corte a metade, que vai pro gazpacho e a outra metade corte em cubinhos pequenos. Reserve.gazpacho2

7. Corte a metade do pimentão em cubinhos e a outra metade em pedaços. Reserve.

gazpacho7a

8. Ponha no liquidificador os tomates em pedaços, a metade do pepino, a metade do pimentão, os 2 dentes de alho. Bata bem. Lembre de separar os cubinhos, eles não vão para o  liquidificador, serão usados pra acompanhar a sopa.

gazpacho8

9. Retire as fatias de pão da água e esprema, adicione no liquidificador o pão, o sal e pimenta do reino, o azeite e bata bem.

gazpacho9

10. Corrija o sal, ponha o gazpacho numa vasilha, cubra com filme plástico ou uma tampa e leve à geladeira por no mínimo uma hora até servir. Se ficar muito grosso adicione água ou gelo até ficar na consistência ideal (nem muito ralo nem grosso demais).

gazpacho10

11. Sirva o Gazpacho bem gelado em tijelinhas, xícaras ou copinhos onde cada pessoa põe: azeite, crouton, pão, os cubinhos de pepino, tomate e pimentão, como quizerem.

gazpach11

gazpacho7

Anúncios