Trufas de chocolate com cachaça

trufas1a

Trufas de chocolate tem esse nome porque se parecem com as verdadeiras trufas (cogumelos subterrâneos) encontradas na França e Italia e que alcançam o preço de até 15 mil dólares (clique aqui pra saber mais). Aqui no Brasil se costuma banhar as trufas com chocolate mas a receita correta  apenas polvilha as trufas com cacau em pó dando o aspecto das trufas de verdade. Se usar cachaça escolha uma de boa qualidade mas você pode usar um conhaque, licor de cacau ou ainda não usar nenhuma bebida.

Ingredientes (30 trufas pequenas): 300 gramas de chocolate meio amargo, 200 gramas de chocolate ao leite, 200 gramas de creme de leite, 4 colheres de cachaça ou conhaque (opcional), cacau em pó, manteiga para untar as mãos.

trufas1b

Modo de preparo:

1. Quebre o chocolate em pedaços pequenos (eu usei chocolate em gotas pra facilitar), ponha num refratário e adicione o creme de leite, leve ao microondas em potência média-baixa por 2 minutos, parando na metade do tempo para misturar. Se precisar ponha mais 30 segundos ou mais um minutos até derreter bem. Cuidado com a temperatura para não queimar o chocolate.

trufas2

2. Quando tiver bem misturado leve ao refrigerador até esfriar bem. Umas 2 horas.

trufas3

3. Passe manteiga nas mãos e com uma colher tire porções da massa, enrole nas mãos untadas e passe no cacau em pó. Reserve.

trufas4

4. Suas trufas estão prontas. Você pode colocá-las em forminhas de brigadeiros ou servi-las num belo prato.

trufas5

 

 

Anúncios