Moqueca Baiana

Tradicional item da culinária brasileira, a moqueca é um cozido de peixe e outros frutos do mar com diferentes temperos. De origem indígena, é originalmente feita numa grelha de varas ou ainda apenas em folhas de árvores cobertas por cinzas quentes (o que era chamado moquém). Pouco tempo depois, a moqueca se transformou e passou a ser refogada numa panela de barro. A baiana é a mais conhecida, que  foi levada para o estado do Espírito Santo por imigrantes do Piauí que passavam pela Bahia – e virou a moqueca capixaba, sem o dendê e o leite de coco. Hoje você vai aprender a fazer a versão baiana.

Ingredientes (3 porções):
. 1kg de peixe em postas (garoupa, dourado, cação, robalo ou corvina)
. 3 tomates cortados em rodelas
. 2 cebolas cortados em rodelas
. 2 pimentões (verde, vermelho ou amarelo) cortados em rodelas
. 2 dentes de alho
. 1 pimenta dedo de moça
. suco de 1 limão
. 1 xícara de água
. 1/2 xícara de azeite de oliva
. 1/2 xícara de azeite de dendê
. 200ml de leite de coco
. 1 tablete de caldo de legumes, peixe ou camarão
. salsinha ou coentro
. pimenta do reino
. sal a gosto

Modo de preparo:

1. Tempere as postas de peixe com um pouco de sal, suco do limão e pimenta do reino. Deixe marinando por uns 15 minutos.

2. Em uma frigideira, adicione a metade do azeite de oliva (1/4 de xícara), o alho e doure as postas do peixe dos dois lados.  Vá retirando e reservando num prato.

3. Numa panela de barro ou caçarola, coloque um fio de azeite de dendê e vá alternado camadas de cebola, pimentão, tomate e por cima as postas de peixe. Ponha a pimenta bem picadinha e o tablete de caldo esmigalhado por cima do peixe. Alterne com outra camada de cebola, tomate e pimentão. Ponha a água, metade do leite de coco, a metade do dendê, o resto do azeite de oliva. Tampe e cozinhe em fogo alto por uns 10 minutos.

4. Destampe a panela, prove o peixe, ajuste o sal e coloque o restante do leite de coco e do dendê, o coentro ou salsinha tampe a panela deixe mais uns 3 a 5 minutos com o fogo desligado e sirva bem quente.

Dicas: Se quiser fazer o pirão, coloque o dobro de água (2 xícaras) e mais um pouquinho de sal. Quando cozinhar e antes de colocar o resto do dendê e leite de coco, retire com cuidado quase todo o caldo e leve ao fogo numa panela. Vá polvilhando farinha de mandioca e ao mesmo tempo mexendo pra não empelotar (não coloque muita farinha, o pirão vai engrossado), cozinhe até ficar na consistência desejada (mais molinho ou mais consistente) e sirva imediatamente com a moqueca.