Tapioca

O nome tapioca é derivado da palavra tipi’óka, e significa coágulo – porque a tapioca é o amido que decanta na água após o processo de ralagem da mandioca. Também é conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce, fécula de mandioca. Esta, ao ser espalhada numa chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). O recheio varia, mas o mais tradicional é o feito com coco e queijo.

Esse nome tapioca também designa, além da receita, todas as formas que têm o amido, e é por esse nome que é conhecido no mundo todo.

Opções de recheios:

Coco, manteiga, manteiga de garrafa (ghee), coco e queijo coalho, queijo minas, queijo branco, goiabada e queijo branco, carne-seca e requeijão.

Receita da carne-seca com requeijão

De véspera coloque 1/2k de carne seca numa vasilha com água fresca e deixe dessalgando. Troque a água 3 vezes. No dia seguinte tire a carne da água, ponha com outra água numa panela e cozinhe até ficar macia (numa panela normal leva 2h30, na panela de pressão uns 35 minutos). Verifique se a carne tá macia, escorra e deixe esfriar. Desfie a carne descartando a gordura. Leve ao fogo numa frigideira 1 cebola média em cubinhos, 1 dente de alho picado e 2 colheres de sopa de óleo vegetal. Deixe dourar e acrescente a carne seca. refogue por uns 5 minutos e tempere com salsinha, coentro, cebolinha e acrescente o requeijão (queijo catupiry). Reserve pra rechear as tapiocas.

Anúncios