Hamburguer

Hoje o programa é internacional – um hamburguer, aliás 2 receitas de hamburguer do meu amigo americano Fletcher. Um de carne com recheio de queijo (conhecido por “Juicy Lucy”) e outro vegetariano (de feijão). A segunda receita tem a vantagem de poder reaproveitar sobras de alimentos (feijão e arroz).

A história do hamburguer começou no fim do século XVII, quando tribos nômades da Ásia Ocidental desenvolveram a técnica de temperar a carne bovina, finamente picada, a fim de evitar seu perecimento. A iguaria teve bastante aceitação, uma vez que dispensava o manuseio do fogo nos acampamentos. Marinheiros alemães conheceram a receita – porém, torceram o nariz para a carne crua. Levaram então a ideia para casa, mas passaram a cozinhar a carne. O sucesso foi tal que rapidamente virou um prato típico da culinária alemã. No século XIX, quando a América recebia seus novos descobridores, os navegadores que partiam da cidade alemã de Hamburgo traziam a tradicional receita, que recebeu o nome de hamburg style steak (bife ao estilo hamburguês). Os americanos aperfeiçoaram a receita, acrescentando o pão. Hoje, o hamburguer é um ícone da culinária americana. Abaixo a lista do Fletcher e a receita detalhada do feijão e dos hamburgueres.

Lista do Fletcher

Batata inglesa, Feijão preto, carne moída (patinho), temperos diversos (orégano, pimenta do reino, etc.), óleo de soja, cenora, cebola, ovos, pão amanhecido (pão dormido)

Receita de feijão (para preparar o hamburguer vegetariano)

Ingredientes:
. 250g de feijão (preto, carioquinha, rajadinho, etc.)
. 2 colheres (sopa) de óleo (soja, canola, milho, etc.)
. 1/2 cebola picada
. 2 dentes de alho amassados
. 1 tablete de caldo de legumes (opcional)
. 3 colheres (sopa) de salsinha picadinha (ou coentro)
. 1 colher (café) de orégano
. 1 folha de louro
. sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de Preparo:

No dia anterior deixe o feijão de molho numa vasilha com água (de 8 a 12 horas) – isso vai reduzir o tempo de cozimento e melhorar o sabor e valor nutricional do feijão. Escorra e coloque na panela de pressão, cubra com água até 1 dedo acima do feijão e cozinhe por 10 minutos (conte o tempo depois que pegar a pressão).

Deixe soltar a pressão. Numa panela, aqueça o óleo, e doure o alho e a cebola. Junte o feijão cozido com o caldo, se for preciso junte mais água. Adicione o tablete de caldo, o louro, a salsinha, o orégano, a pimenta-do-reino e acerte o sal, misturando bem. Deixe ferver por uns 10 minutos com panela semi-tampada. Quando o caldo tiver reduzido, esmague uns grãos do feijão na própria panela. O caldo vai ficar mais grosso. Acrescente mais salsinha e sirva.

Hamburguer Juicy Lucy

Ingredientes: 500gr de carne moída (patinho), 2 cenouras, 1 cebola, 2 dentes de alho, óleo de soja, 1 ovo, migalhas de pão adormecido (1 xícara) ou farinha de rosca (1/2 xícara), queijo (prato, cheddar ou mozarela), 1 colher de sopa água, orégano, pimenta do reino e sal a gosto.

Modo de preparo: Descasque e corte a cenoura em pedacinhos, pique a cebola e o alho.
refogue eles em um pouco de óleo com uma pitada de sal até a cebola suar. Ponha orégano e pimenta do reino. Cozinhe por uns 10 minutos, se necessário acrescente um pouquinho de água. enquanto cozinha tempere a carne com tomate, orégano, alho e pimenta do reino e reserve.
Misture a carne com os legumes, o ovo, o pão e um pouquinho de água, misture tudo com as mãos e comece modelar, coloque pedaços de queijo no centro e ponha outra parte em cima. Aperte as bordas pro queijo não escapar quando tiver cozinhando.

Hamburguer de feijão Preto (vegetariano)

Ingredientes: feijão preto cozido (2 xícaras), arroz cozido (meia xícara), 1 ovo, pão dormido (1 xícara), temperos (pimenta do reino, orégano, sal)

Modo de preparo: Misture os ingredientes com o feijão amassado e modele os hamburgueres. frite em óleo quente ou asse no forno médio.

Anúncios