Salada Tangerina

Essa Receita nasceu num dos almoços que eu fazia na produtora Miração Filmes. Na ocasião, eu fiz alguns pratos homenageando meus amigos, os filmes da casa, etc. Essa salada tem o nome da produtora da Tata Amaral e sua filha Caru, que ficava na mesma casa, a Tangerina. No meio da semana vou postar uma receita em homenagem ao filme da Tatiana Lohmann – Solidão e Fé, que está em cartaz nos cinemas em São Paulo.

Salada Tangerina

Em se tratando de saladas, é bom ter 3 coisas em mente:
1- variar os ingredientes (em sabores, texturas e cores)
2- as folhas devem estar secas para absorverem o molho
3- ter um molho especial (esse é o maior segredo do sucesso de uma salada)

Essa receita é uma combinação de folhas (alface, rúcula e radicchio), tangerina e queijo Gruyère. O radicchio, folha de origem italiana e parente da chicória, acrescenta uma bela cor e contrasta com o verde das outras folhas e o laranja da tangerina. O doce da fruta e do molho cria uma harmonia perfeita com o sabor frutado e intenso do queijo Gruyère.

Ingredientes:
. um pé de alface
. um maço de rúcula
. folhas de radicchio (pra dar um colorido)
. 2 tangerinas (os gomos sem as sementes)
. 200g de queijo Gruyère (ou outro tipo: gorgonzola, gouda, etc) em lascas

Ingredientes do molho:
. 1/2 xícara de azeite
. 1/2 xícara de suco de tangerina
. 2 colheres de suco de limão
. 1 colher de mel
. uma pitada de sal

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes numa saladeira, e prepare o molho dissolvendo o sal no suco de tangerina e limão. Adicione o mel, dissolva e coloque azeite por último. Tempere a salada na hora de servir misturando as folhas ao molho – ou você pode deixar o molho no fundo da saladeira, e as folhas em cima, e na exata hora de comer é só misturar tudo. 😛

Anúncios