Sunomono (conserva de pepino)

Essa receita é uma conserva de pepino japonês no vinagre que é servida como salada (com harusame, kani kani, camarão ou cenoura em tirinhas) Mas a receita básica só leva o pepino, vinagre, açúcar, sal e polvilhada com gergelim preto. Coloquei alga Wakame que tem uma textura muito boa e deixa a salada mais deliciosa ainda.

Ingredientes (4 pequenas porções):

. 2 pepinos japoneses, 100ml de vinagre de arroz, 100gr de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 2 colheres de sopa de alga wakame (opcional), 1 colher de sopa de gergelim preto torrado (ver dica).

1.Coloque a wakame em 100ml de água filtrada e deixe hidratar por uns 10 a 20 minutos.

2. Lave bem, retire as pontas e fatie o pepino em fatias bem finas com uma faca, mandoline ou fatiador. Coloque o sal nas fatias e deixe escorrendo numa peneira por uns 10 minutos. Esprema bem pra tirar o excesso de água, reserve.

3. Dissolva o açúcar no vinagre, não se preocupe se não dissolver tudo porque fica bem saturada a mistura. Adicione o pepino, a wakame com um pouco dá água usada na hidratação e misture bem numa saladeira e leve pra geladeira. Na hora de servir adicione o gergelim. Dura alguns dias na geladeira e vai ficando melhor depois do segundo dia.

Dica: Leve o gergelim ao fogo numa frigideira e mexa por uns 2 minutos pra ficar torrado.

Anúncios