Umbuzada

O Umbu ou Imbu é uma fruta, que vai do doce ao azedo, dependendo das chuvas, do semiárido nordestino. Durante a safra, de novembro a março os umbuzeiros ficam carregados de frutos que são comidos in natura ou usados pra fazer doce, refresco ou a famosa umbuzada. É uma fruta bem perecível. Agora em dezembro trouxe de Pernambuco e fiz uma das bebidas nordestinas mais gostosas, parece um yogurte. É servida as vezes com farinha de mandioca num prato na merenda ou café da manhã. Eu gosto de tomar ela bem gelada no copo. Pra fazer a receita é bom escolher uns umbus bem carnudos e não muito maduros, de vez (como se fala no nordeste quando a fruta tá começando a maturar). Nas feiras livres se compra umbu pela medida chamada:  litro (que é uma lata de óleo vazia). Pra fazer a receita não tem uma quantidade exata de cada ingrediente, é feita no olho, já que você pode deixar a bebida mais grossa ou mais ralinha.

Ingredientes:

.Mais ou menos 1 quilo de umbu (uns dois litros)

.mais ou menos 1 litro de leite

. Açúcar a gosto

Modo de preparo:

1. Leve ao fogo numa panela os umbus lavados com um pouco de água e cozinhe rapidamente, somente até eles fiquem amarelos.

2. Escorra a água com cuidado e passe numa peneira os umbus usando uma colher ou as mãos. Vai ficar um creme, descarte os caroços e as cascas. Deixe esfriar.

3. Adicionar ao creme de umbu o leite e o açúcar aos poucos. Misturar bem com colher ou batedor (fue), pode usar o liquidificador também. Você vai deixá-lo mais ralinho ou mais grosso adicionando mais ou menos leite, isso é conforme o gosto. Leve a geladeira e sirva bem gelado.

Anúncios