Bolo de mandioca na folha da bananeira

bolo_bananeira11

Charme rústico na apresentação, sabor exótico e ainda um apelo ecológico e sustentável a receita de bolo de massa de mandioca que sempre comi na feira de Caruaru e cidades do interior de Pernambuco tem outros nomes pelo Brasil afora (Pau-a-pique, joão deitado, mata homem) que as vezes tem como base o milho também. Os índios sempre usaram pastas de mandioca ou milho sem sal ou açúcar assadas na folha da bananeira, os portugueses trouxeram outros ingredientes e as negras fizeram as adaptações. Viva o Brasil, a mandioca, o milho, a bananeira, o índio, o negro e o branco!

bolo_bananeira1b

Ingredientes (10 unidades): 500 gramas de massa de mandioca, 1 1/2 xícara de açúcar, 2 ovos, 100 gramas de coco ralado, 1 xícara de leite de coco, 1 pitada de sal, folhas de bananeira

bolo_bananeira1c

Modo de preparo:

1. Misture bem primeiro os ovos, o açúcar, o sal. Depois acrescente o coco, o leite de coco e a massa de mandioca.

bolo_bananeira1d

2. Corte pedaços da folha de bananeira com mais ou menos 30 x 20 cm e tiras finas que ser viram pra amarrar os pacotinhos.

bolo_bananeira2

3. Ferva água em um panela grande e deixe os pedaços de folhas e tiras pra amolecerem, isso vai facilitar na hora de embrulhar a massa sem que a folha se quebre. Você pode também passar as folhas na chama do fogão, até que elas amoleçam (meu jeito preferido de fazer).

bolo_bananeira3

4. Ponha uma porção da massa no meio de um retângulo de folha (usei uma concha pequena e coloquei duas medidas dela).

bolo_bananeira4

5. Dobre uma lateral por cima da massa.

bolo_bananeira5

6. Agora dobre o outro lado.

bolo_bananeira6

7. Dobre as pontas até o meio e amarre com uma tirinha da palha também amolecida pelo calor.

bolo_bananeira7

8. Arrume todos os pacotinhos em uma assadeira retangular e leve pra assar por uns 30 minutos no forno médio baixo (160 a 180 graus) pré aquecido.

bolo_bananeira8

9. Os pacotinho ficam assim depois de assados, pra saber se assaram direito espete uma faca em um deles, esta deve sair limpa.

bolo_bananeira9

10. Sirva quente ou frio, pode guardar por até 3 dias no pacotinho.

bolo_bananeira10

bolo_bananeira11

Dica: Você pode assar o bolo numa forma normal forrada com as folhas de bananeira e usar qualquer receita a base de milho ou mandioca desde que a massa esteja mais consistente.

Anúncios